Páginas

sábado, 10 de setembro de 2011

Interessante essa matéria do jornal hoje de sábado


Edição do dia 10/09/2011
10/09/2011 15h44 - Atualizado em 10/09/2011 15h52
Especialistas garantem que há uma idade certa para a criança se inscrever em cursos, praticar esportes e a aprender a tocar um instrumento.
Lília Teles
Para muitos pais, escolher as atividades que o filhos vão realizar fora da sala de aula é uma dor de cabeça. Especialistas garantem que há uma idade certa para a criança se inscrever em cursos, praticar esportes e a aprender a tocar um instrumento.
Até os seis anos, os pequenos devem viver de brincadeiras que estimulem o desenvolvimento e sem grandes compromissos. "A brincadeira tem tudo que ela precisa para se desenvolver em termos sociais afetivos de relacionamentos também intelectuais", diz a educadora Andrea Ramal. Atividades como cantar e dançar podem começar bem cedo.
Só a partir dos seis anos de idade que os pais começam a se preocupar com as atividades extra-curriculares. E a atividade física é fundamental. É importante lembrar que a criança não precisa fazer todos os esportes porque ela precisa de um tempo de lazer. O que deve ser levado em consideração na hora da escolha é o prazer que a criança sente e todos os benefícios que serão levados para o resto da vida.
O xadrez é uma boa atividade pra crianças a partir dos sete anos. “Ele desenvolve o raciocínio lógico, a concentração e ajuda na memória”, diz o professor Clóvis de Almeida Júnior.
Línguas estrangeiras são bem-vindas, mas podem esperar até a criança aprender a ler, primeiro, em português. A informática pode estar presente na vida da criança desde os primeiros anos. "O ideal é que as crianças da pré- escola não naveguem na internet, mas elas têm jogos eletrônicos. A partir dos 7, 8, 9 anos, é que elas lidem com computador e naveguem na internet porque podem aprender muito. Desde que a atividade seja monitorada pelos pais e educadores", lembra a educadora.
E se ensinamento é para sempre, boas atitudes fazem parte da formação, o voluntariado pode ser uma boa opção. "O trabalho voluntário é uma atividade para se fazer com 13, 14, 15 anos porque vai depender de um pouco mais de autonomia do adolescente. Nessa atividade, ele vai compartilhar aquilo que ele aprendeu ao longo da vida”, diz Andrea Ramal.
Os educadores lembram ainda que, entre os15 e 17 anos, o jovem pode optar por um curso técnico para entrar mais rápido no mercado de trabalho e até mesmo seguir a carreira num curso universitário.

2 comentários:

  1. A matéria é interessante, mas fica meio cansativo de ler com essa fonte, sugiro que você altere pra Arial ou Times tamanho, assim facilita pra quem ta lendo.

    ResponderExcluir
  2. Danii
    Brigadaa pela dicaa :D
    eu sei q ainda vou precisar mt da sua ajuda pra mexer nisso aki kkkkkk
    vou mudar aki...
    :*

    ResponderExcluir